10 May - 2021 |

What is Ergonomics? Understand the concept and its importance

Falar de ergonomia pode ser ainda muito complexo para muitas pessoas e empresas. Apesar de ser um tema atual, sua história mostra como a preocupação com a adaptação do trabalho ao homem vem de muito tempo atrás. Curioso para saber mais? Nesse post vamos explorar algumas questões básicas sobre ergonomia e mostrar como a Cavaletti adota estes conceitos.

Afinal, o que é Ergonomia?

A origem da palavra Ergonomia vem da Grécia, sendo que ERGO = trabalho e NOMOS = regras.A Associação Brasileira de Ergonomia – Abergo Ergonomia descreve a Ergonomia como “Disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.”

Antigamente, se dizia que o principal objetivo da ergonomia era desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade – presente inclusive na legislação através da Norma Regulamentadora 17.Hoje podemos dizer que estes conceitos vão além, sendo considerada como um dos principais fatores para manutenção da qualidade de vida.

E para a Cavaletti, o que significa?

Fundamentados nesse conceito a Cavaletti adota princípios de Ergonomia desde 2002, através do “Programa Viver Cavaletti”. Este programa contempla práticas direcionadas para nossos colaboradores, tais como:

  • Rodízios;
  • Pausas;
  • Melhorias ergonômicas contínuas de processo;
  • Ginástica laboral setorizada;
  • Avaliações individuais;
  • Orientação nos locais de trabalho;
  • Programas de saúde integral.

Os princípios de ergonomia se consolidam também nos rigorosos processos de concepção dos produtos através de equipe multidisciplinar. Ela é composta por ergonomista, engenheiros, arquitetos, designers fundamentadas em sólidas pesquisas que contemplam o ser humano em todas os seus aspectos, com o objetivo de atender as necessidades individuais de cada um de seus usuários. Portanto, para traduzir esta individualidade, desenvolvemos produtos que contribuam para o conforto, pois não somos iguais, possuímos tamanhos e necessidades diferentes.

Agregamos conceitos de ergonomia desde a concepção, produção até a utilização do nosso produto. Nossa cultura de saúde e bem-estar faz parte do nosso dia-a-dia pela simples razão que acreditamos e respeitamos nosso maior ativo: As pessoas!

Concluindo, a ergonomia transcende os ambientes de trabalho, transcende as legislações para ser permeada por todas as atividades do indivíduo, qualquer que seja, onde e para que seja a atividade exercida. Simples assim, Ergonomia para vida, sem mistérios.

MORE POSTS