What is Ergonomics?

A palavra Ergonomia deriva do grego “Ergon” (que significa trabalho) e “nomos” (que significa normas, regras e leis), ou seja, a Ergonomia compreende a relação das normas para o trabalho. A Ergonomia está relacionada com a adaptação do trabalho aos aspectos relacionados ao espaço de trabalho, tais como: mobiliários, assentos, iluminação, climatização, aspectos organizacionais, layouts, entre outros.

Porém, um dos principais conceitos da Ergonomia está relacionado com a adaptação do trabalho as necessidades das pessoas. Portanto, olhar para as pessoas e suas necessidades físicas, cognitivas e emocionais é uma das principais contribuições dessa ciência multidisciplinar, focada na interface do homem com o seu ambiente de trabalho

Um pouco de história

O pesquisador polonês Wojciech Jastrzebowski, foi um dos precursores dos conceitos de Ergonomia, que datam do ano de 1857, mas foi principalmente após a II Guerra Mundial, que os conceitos de Ergonomia auxiliaram na melhoria das condições de trabalho. Em 1959, foi fundada a “International Ergonomics Association” (IEA), definida como a Associação Internacional de Ergonomia. Já em 1983, foi fundada a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO).

 

A ABERGO apresenta um Programa de Certificação de Ergonomistas reconhecido internacionalmente pela IEA, tornando assim, o Ergonomista Brasileiro, certificado e reconhecido internacionalmente. Desde 2018, é o primeiro Sistema Latino Americano a ter este endosso Internacional, estando ao lado de outros quatro sistemas de Acreditação de Ergonomistas endossados pela IEA: o BCPE dos Estados Unidos da América do Norte, o CREE da Comunidade Européia, o da Japanese Ergonomics Society, e o da New Zeland Ergonomics Society.

 

 

 

Ergonomia e Saúde

A Ergonomia é uma ciência multidisciplinar relacionada com saúde, bem-estar e qualidade de vida. Deste modo, os produtos e ambientes que são concebidos com Ergonomia, buscam atender as necessidades dos usuários, gerando mais saúde, produtividade e o aumento da satisfação das pessoas em suas atividades.

Portanto, priorizar ambientes dinâmicos e produtos com opções de regulagens intuitivas, revestimentos e características associadas à durabilidade e resistência, são primordiais no ambiente de trabalho. Os ambientes e produtos que não consideram a Ergonomia podem atuar como agentes de desconforto, de dores e de baixa produtividade. Assim, é necessário analisar os aspectos relacionados à Ergonomia, pois a sua ausência, pode gerar danos permanentes.

Onde está a Ergonomia na Cavaletti?

A Ergonomia faz parte da cultura organizacional da Cavaletti. Desde 2003, a Empresa possui um Programa para os funcionários, pois entende que a Ergonomia está nas pessoas, sendo imprescindível a existência da mesma, da concepção ao produto final.

Os produtos, de acordo com suas particularidades específicas, seguem as diretrizes dispostas na NR 17 (Norma Regulamentadora 17), com Análise Ergonômica de Produto emitida por Ergonomista Sênior, Certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO).

Principais características ergonômicas de nossos produtos

Recomenda-se a postura neutra, pois ela estará mais próxima à fisiologia do corpo humano, neste sentido é importante avaliar as características da sua cadeira.

Regulagens

Regulagens de fácil acesso e intuitivas que favoreçam a postura neutra, pois ela estará mais próxima à fisiologia do corpo humano.

Apoios

  • Encosto: perfil do encosto fundamentado nas curvaturas da coluna vertebral, com possibilidade de regulagem de altura e profundidade de modo a apoiar e respeitar a coluna vertebral de cada usuário. A regulagem da altura e profundidade do encosto também permite proporcionar maior liberdade de movimentos adequando-se integralmente a postura, habitue-se a utilizá-los.
  • Apoio para Braços: eles auxiliam na função de sustentação com objetivo de aliviar a tensão sobre ombros e coluna cervical, deve-se observar sua utilização para funções onde há liberdade e espaço para movimentação.
  • A cadeira deve ser regulada de modo que os pés estejam apoiados no chão, caso isto não seja possível deve-se utilizar o apoio para os pés.

Base

Estabilidade fundamentada em cinco pés: rodízios que possibilitem a movimentação e a estabilidade necessária para suportar a carga do seu corpo;

  •  Assento com regulagem de altura: para atender a diferentes alturas;
  • Superfície de Revestimento do assento: Plana para facilitar a circulação;
  • Borda Frontal do Assento: arredondada para facilitar a circulação.

General orientations

1

Evite cruzar as pernas quando estiver sentado;

2

Alterne sua postura e movimente-se sempre que possível;

3

Realize pequenas pausas e alongamentos, direcionados por profissionais capacitados durante sua jornada de trabalho.

4

Mantenha seus objetos dentro da área de alcance;

5

Verifique se não há nenhum objeto que possa atrapalhar sua aproximação junto ao seu posto de trabalho;

6

Considere aspectos ergonômicos em seu ambiente de trabalho, incluindo mesa, iluminação, ventilação, posição e área de alcance dos objetos;

7

Procure orientações caso tenha alguma dúvida sobre a funcionalidade do produto;

8

Lembre-se: o produto e o ambiente devem se adequar a você e não o contrário.

Download the Use, Conservation and Ergonomics Manual