cadeira ergonômica

10 May - 2021 |

Ergonomic office chair: how to choose yours.

Você já parou para pensar quanto tempo do nosso dia passamos sentados? Sentamos durante o trabalho, durante as refeições, no deslocamento para o trabalho e para casa (transporte público e automóvel), durante as reuniões ou mesmo em casa. Por mais que pareça uma atividade que exige pouco esforço físico, sentar-se pode representar grande estresse na região lombar. Aliado a uma vida sedentária, esse quadro pode se agravar rapidamente.

No ambiente de trabalho, para garantir o seu bem-estar e sua produtividade é essencial contar com mobiliário adequado quanto à ergonomia. Neste sentido, um dos itens mais importantes é a cadeira, afinal é nela que se passa a maior parte do tempo. Se você está se perguntando como escolher o modelo ideal, segue na leitura com a gente e confira detalhes sobre o que considerar nesta definição.

A importância da ergonomia

Talvez este seja o maior segredo:  A ergonomia. Podemos definir aqui como a adaptação das cadeiras às características dos usuários, por isso é muito importante entender e considerar as necessidades individuais.  Neste sentido existem alguns fatores que devem ser considerados:

  • Necessidade de utilização: quanto tempo você passará sentado e quantas pessoas irão utilizar a cadeira;
  • Atividade: sempre considere a atividade que você irá executar e considere, por exemplo, se precisará de mais ou menos mobilidade;
  • Produto: existem diversos produtos, com características e regulagens diferentes, por isso é importante entender e considerar a adequação de cada produto.

Características de uma cadeira ergonômica

Primeiro é preciso entender as características que definem uma cadeira ergonômica. Aqui vamos falar de cadeiras para funções que exigem maior permanência e uso. Para garantir todos os benefícios, fique atento as seguintes características:

ASSENTO:

A superfície deve ser plana com bordas arredondadas e facilmente ajustável, para que a altura possa atender perfeitamente o usuário.

 

APOIO LOMBAR:

A cadeira deve oferecer suporte lombar no seu encosto. O encaixe perfeito das costas protege a coluna, e não exige muito esforço para manter uma boa postura, evitando desconfortos ou mesmo futuras lesões.

 

REGULAGENS:

Cada corpo tem uma dimensão diferente, por isso é necessário a presença de regulagens, que podem ser na altura do encosto, nos braços, ou na própria altura do assento, por exemplo. Outro ponto importante é que não devemos permanecer parado na mesma posição por longo período, necessitamos de movimento! Por isso, as regulagens são também muito importantes para fazer a alternância de postura e assim, descansar a musculatura da coluna.

 

QUALIDADE DOS COMPONENTES:

Já ouviu dizer que o barato sai caro? Procure por cadeiras acolchoadas, com uma espuma de alta densidade e que apresente qualidade. A sugestão nesse sentido é que você encontre um meio-termo, adquirindo sempre o produto com o maior custo-benefício. Lembre-se: trata-se de um investimento!  Outro detalhe: A qualidade dos componentes também irá influenciar até na facilidade de manutenção e conservação da sua cadeira.

Saiba como realizar a manutenção e a limpeza do seu produto Cavaletti.

 

RODÍZIOS:

rodízio também é importante para facilitar a movimentação durante a jornada de trabalho. O ideal é ter uma estabilidade de cinco pontos para suportar o dia a dia do escritório. Fique atento as dimensões e ao material, pois existem dois modelos, um para piso e outro para carpetes.

 

REVESTIMENTO:

Ele interfere diretamente no seu conforto. Para atividades intensas de 8 horas, por exemplo, o mais indicado são os revestimentos resistentes, de fácil transpiração e manutenção, que possuam algodão em sua composição ou ainda em tela, que possui a trama mais aberta e maior ventilação.

 

Nossa última recomendação é que agora que você já sabe todas as características e benefícios de uma cadeira ergonômica é importante fazer um “test-drive” no momento em que for decidir por qual modelo. Isso porque é preciso analisar o seu grau de conforto, que irá influenciar diretamente na sua produtividade e saúde. Desta forma você terá a experiência física do produto, podendo verificar todas as características ergonômicas que falamos aqui.

Com todas as informações necessárias para sair em busca da cadeira ergonômica, que tal aproveitar agora e conhecer os nossos produtos?

Gostou destas dicas? Comente e compartilhe com seus amigos.

Até a próxima!

 

MORE POSTS