23 abr - 2021

Projeto solidário entrega nova emergência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Diante do cenário de pandemia que vivemos, o coletivo Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19 tem trabalhado incessantemente em prol daqueles que mais atuam na linha de frente no combate à Covid-19: os profissionais da saúde. E, desta vez, a ação do projeto solidário é voltada às crianças, com a nova emergência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A entrega ocorreu nesta segunda-feira (17) e o espaço contou a colaboracao da Cavaletti e da revenda Tradesign, de Porto Alegre, para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde e aos pequenos pacientes que necessitam atendimento.

O grupo de arquitetos desenvolveu uma ambientação especial para receber as crianças e também criou uma área de descompressão para os profissionais. Nos ambientes de espera principal e de paciente respiratório, foram utilizadas as cadeiras Joy, e na área de Conforto Médico, as linhas Stretch e Spin, que são práticos, funcionais e adequados a necessidade. Segundo a coordenadora do projeto no HCPA e arquiteta, Cynthia Garcia, em todos os estudos procurou-se criar ambientes que pudessem tornar o momento mais leve. “Todo projeto foi pensado para entreter os pequenos, desde a programação visual, até a escolha do mobiliário, de cores leves e uniformes, de fácil higienização. Na recepção as cadeiras já foram organizadas em duplas (mãe/pai e filho) com o devido distanciamento social”, destaca a arquiteta, que ainda complementa dizendo que “os espaços de descompressão são um abraço para o profissional da saúde, para diminuir o estresse e poder descansar entre as jornadas de trabalho”, finaliza.

A ação foi viabilizada através da revenda Tradesign, que se engajou na causa social. Para o proprietário Felipe Araujo Santos, este é um momento ímpar e iniciativas como esta precisam do apoio da sociedade. “Foi com este intuito que a Tradesign aceitou o convite da arquiteta Cynthia Garcia, para com a Cavaletti, fornecer os assentos para a Emergência Infantil do HCPA. Um projeto criativo e competente, onde se escolheu a versatilidade, estética e diversidade de cores. A Tradesign agradece a oportunidade de fazer parte deste importante e grandioso projeto. À Cavaletti, nossos mais sinceros agradecimentos, que acolheram a ideia e nos apoiaram na viabilidade de fornecimento”.

Para o presidente da Cavaletti, Sr. Gilmar José Cavaletti, esta é uma forma de colaborarmos com a sociedade. “O coronavírus mobilizou o mundo inteiro e nós estamos encontrando caminhos para ajudar a superar este momento, oportunizando um ambiente mais confortável e agradável às crianças e aos profissionais da saúde”, afirmou Gilmar.

Para o desenvolvimento e execução desse trabalho, a equipe conduzida por Cynthia é formada pelas arquitetas Daniela Giffoni, Flavia Bastiani, Mádia Santos Borges, Karen Feldman, Kelen Tomazelli, Victoria Rizzo e o arquiteto Claudio Strussman. O Grupo Arquitetos Voluntários, idealizado pela arquiteta Daniela Giffoni e formado por mais de 70 profissionais, pretende ainda, ampliar a força tarefa para outros hospitais do estado, e assim, inspirando outros arquitetos no Brasil.

Fotos: Yuri Panichi

OUTRAS NOTÍCIAS