Comprometimento Ambiental

A Cavaletti coloca-se sempre à frente nos Processos de Gestão, comprometendo-se com o Meio Ambiente e principalmente, com as relações da Empresa com seus colaboradores, parceiros e comunidade. A responsabilidade ambiental não é apenas um discurso, mas uma série de atitudes que fazem a diferença. Por isso, possui uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes que possibilita a reutilização de grande parte da água proveniente dos processos. A função de um sistema de tratamento de efluentes/esgoto é retirar gradativamente, todos os compostos orgânicos e inorgânicos presentes em solução, que são causadores de poluição de rios, riachos, e etc., diminuindo ou impedindo, a capacidade de depuração destes sistemas aquáticos.

A Empresa possui sistema de captação de energia solar, possibilitando que 40% da energia da fábrica, seja produzida por tecnologia limpa. A busca por soluções para reduzir o custo da cadeia produtiva é contínua, de modo a minimizar os resíduos gerados, investindo sempre, em melhorias de processo.

Investe também, constantemente, na conscientização e em ações voltadas aos colaboradores, como, por exemplo, a separação correta dos resíduos gerados e a disseminação desse conhecimento.

Preocupada com a conservação do Meio Ambiente, a Cavaletti investe em sistemas de segurança e tratamento dos seus resíduos químicos – como cabinas de pintura epóxi, equipadas com filtros que evitam a liberação de resíduos para o Meio Ambiente, e uma moderna estação de tratamento de efluentes líquidos. Além disso, todas as sobras do processo produtivo são encaminhadas para reciclagem ou para locais de destinação próprios e homologados.

A empresa substituiu a maior parte das tintas comuns a pó, por outras de especificação internacional W-Eco. Estas tintas que atendem a norma eRoHs (Normativa Europeia que proíbe que substâncias perigosas como, chumbo (Pb), mercúrio (Hg) e outros, sejam usadas em processos de fabricação de produtos) e a NBR NM 300-3:2004, no quesito isenção de metais pesados. A substituição de materiais usuais, por outros de menor impacto ambiental e a reciclagem constante, fazem parte do esforço diário da nossa equipe.

Os produtos Cavaletti possuem grande parte de seus componentes recicláveis. A madeira provém de manejo florestal ou origem legal comprovada e o plástico utilizado, possui material reciclado. Ao final do ciclo de vida do produto, recicle os componentes (madeira, tecido, plástico e metal) ou faça o descarte correto, não causando assim, danos ao Meio Ambiente.

ORIENTAÇÕES PARA CORRETO DESCARTE DOS PRODUTOS
Resíduo Impacto ao meio ambiente Informações de Descarte
Espuma Alto – contaminação de água, ar e solo Após desmontar a cadeira e retirar o tecido, deve ser encaminhado para uma empresa de reciclagem. Se possível reutilizar em outros produtos.
Em hipótese alguma deve-se queimar o produto.
Madeira Médio – contaminação de água e solo A madeira pode ser reutilizada para outros produtos ou descartada em local apropriado.
Em hipótese alguma deve-se queimar o produto.
Tecido Médio – contaminação de água, ar e solo Tecidos podem ser reutilizados ou encaminhados para reciclagem ou descartados em local adequado.
Em hipótese alguma deve-se queimar o produto.
Metal Baixo – contaminação de água e solo Os metais podem ser reutilizados em outros produtos ou devem ser encaminhados para recicladores de aço.
Peças Plásticas Alto – contaminação de água, ar e solo As peças plásticas do produto devem ser encaminhadas para recicladores de plástico e não devem ser descartados no meio ambiente.
Em hipótese alguma deve-se queimar o produto.
Embalagem – papelão Baixo – contaminação de água e solo Embalagens de papelão podem ser reutilizados e quando estiverem sem condições de uso devem ser encaminhadas para reciclagem.
Embalagem – Plástico Alto – contaminação de água, ar e solo Embalagens de plástico devem ser encaminhadas para reciclagem e não devem ser descartados no meio ambiente.
Em hipótese alguma deve-se queimar o produto.

Responsabilidade Social

Ao longo da sua história, a Cavaletti tem apoiado diversas ações de responsabilidade social com o objetivo de enriquecer a qualidade de vida da comunidade que está inserida. Não poupa seus esforços para incentivar projetos sociais, ações de cidadania, ambientais, educacionais e corporativas em Erechim e região. Como por exemplo, o patrocínio dos times esportivos Ypiranga e Atlântico; o automobilismo por meio do Rally Erechim Brasil e outros projetos culturais e sociais.