09 set - 2019

Ação de plantio de árvores é realizado para compensação de emissão de gases

A Cavaletti realizou o plantio de 140 mudas de árvores da espécie Jacarandá-mimoso no parque da ACCIE-Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim com a participação de seus funcionários. A ação fez parte das comemorações dos 45 anos da empresa que presenteou a entidade, que comemora neste ano seu centenário de fundação. Essa atividade foi realizada por meio do projeto Carbono Neutro, onde realizou o plantio de 212 mudas de árvores nativas para compensação de emissão de gases de efeito estufa, totalizando, portanto, 352 árvores plantadas.

A escolha pela área em Erechim foi uma forma de valorizar e sensibilizar a comunidade onde está inserida, pois nos ambientes florestais ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. José Fagundes, funcionário do setor de Marcenaria, que participou da ação como voluntário, relatou sobre a importância de ações como esta. “É um prazer participar plantando uma árvore e deixando nossa marca aqui. Daqui a cinco anos a gente vai saber que essas árvores, além de trazer mais beleza ao espaço, vão trazer também mais qualidade de vida para as pessoas”, concluiu José.

Sobre o trabalho técnico e de execução, Dr. Jean Carlos Budke disse que “a equipe da FAU se sentiu honrada em contribuir com esta iniciativa. Plantar e cuidar das árvores faz parte da nossa missão e a Cavaletti, nesta ação conjunta, demonstrou muita inciativa e coragem, afinal, o parque da ACCIE em Erechim é um dos cartões postais da cidade. Valeu pelo esforço. Valeu pelo comprometimento. Em breve, as flores dos Jacarandás serão nossa recompensa”, enfatizou Jean.

Para a ACCIE, foi motivo de grande orgulho e satisfação receber em seu centenário este projeto de arborização paisagística dos acessos viários e estacionamentos do parque. Segundo o Presidente da entidade, Fábio Vendruscolo, “uma atitude muito importante que a Cavaletti teve com a ACCIE. O entendimento das empresas sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Que esta ação sirva de exemplo e que possa ser multiplicada por mais pessoas. Ao mesmo tempo, aproveitamos para fazemos um pedido especial a todos que frequentam o parque, nos ajudando a cuidar e a preservar estas árvores” pontua.

A iniciativa contou com a parceria das empresas FAU – Agricultura e Meio Ambiente e da Madereira Smaniotto, de Três Arroios.

Projeto Carbono Neutro

A empresa sempre atenta às questões ambientais e, como parte dos objetivos do seu Sistema de Gestão Integrada, realizou o projeto Carbono Neutro, que consistiu em fazer o levantamento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) levando em conta o transporte viário, aéreo e o consumo de energia elétrica durante os Encontros Técnicos de 2018, eventos que reúnem clientes, vendedores e parceiros de todo país. Por meio dos dados coletados foi realizado um inventário pela consultoria da empresa FAU – Agricultura e Meio Ambiente que utilizou a metodologia do Programa GHG Protocol, resultando em 35 toneladas de gás carbônico.

Após a quantificação, a Cavaletti realizou a compensação destas emissões por meio da Fundação SOS Mata Atlântica mediante o plantio de 212 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, no Programa Florestas do Futuro e realizará o monitoramento destas por 5 anos. Para o Presidente da Cavaletti, Sr. Gilmar José Cavaletti “a compensação das emissões de gases de efeito estufa é fundamental para dirimir os efeitos das mudanças climáticas, em especial, vinculadas à aceleração do aquecimento do planeta. Fomentar práticas sustentáveis significa ser responsável perante a sociedade, contribuindo para a educação e engajamento público quanto às questões ambientais”, finalizou.

 

Comprometimento Ambiental

Desde sua fundação, a Cavaletti não tem poupado esforços para diminuição do impacto ambiental e geração de valor para seus clientes. Com o tema ambiental incorporado aos seus valores, a empresa possui uma moderna estação de Tratamento de Efluentes, que possibilita o descarte adequado de todos os efluentes gerados pela empresa.

Nos processos de pintura, utiliza tintas com especificação internacional W-Eco, que atendem normativa europeia e a a NBR NM 300-3:2004 no quesito isenção de metais pesados.  Instalou placas fotovoltaicas para geração de energia limpa, tendo como meta até 2025 suprir 100% da demanda de consumo de energia elétrica. Investe também na renovação de frota com aquisição de novos caminhões, buscando veículos robustos e com tecnologia que podem reduzir as emissões de CO2 significantemente.

Os produtos possuem grande parte de seus componentes recicláveis. A madeira provém de manejo florestal ou origem legal comprovada e o plástico utilizado possui material reciclado.  Além do cuidado em seus processos e produtos, a Cavaletti acredita e investe na conscientização dos funcionários quanto a separação correta dos resíduos gerados, e da disseminação desse conhecimento.

 

OUTRAS NOTÍCIAS