Cavaletti realiza XXI MAISPAT com atividades de saúde, segurança e meio ambiente

Através das ações é possível tratar preventivamente acidentes do trabalho e pautar assuntos relevantes ao bem-estar dos colaboradores.

07/06/2017

Com o intuito de promover a qualidade de vida dos colaboradores, a Cavaletti realizou de 02 a 31 de maio de 2017 o XXI MAISPAT (Mês de Atividades Internas de Saúde e Prevenção de Acidentes de Trabalho). Durante o período, ocorreram treinamentos e ciclo de palestras com temas diversificados por profissionais convidados, tais como:  "Proteção Auditiva" com a fonoaudióloga Maria Augusta F. da Silva, "Cuidados com a saúde, evitando doenças crônicas" e "Doenças sexualmente transmissíveis DST e AIDS" com a Prof. Regina Bidel e alunos do curso de Enfermagem da Universidade Integrada URI – Erechim, "Primeiros Socorros" para os brigadistas com o instrutor de APH Básico, Marcos Barbosa. Entre os treinamentos foram realizados sobre o manuseio de produtos químicos, EPI’s, operador de paleteira elétrica e empilhadeira, ponte rolante, ergonomia e orientações posturais.

Como forma de prevenção de doenças, nesta edição os colaboradores participam da realização de diversos tipos de exames, entre eles os laboratoriais, de próstata para os homens a partir de 38 anos e vacinação contra o vírus da gripe H1N1, que também foi disponibilizada aos familiares.  Também teve início a mais um grupo do Projeto Cavaletti + Saudável com 20 colaboradores com o objetivo de reeducação alimentar e melhoria nos hábitos de vida. Estes vão receber acompanhamento nutricional do SESI e já realizaram a análise de bioimpedância e pressão arterial. Para Greicemar Petzhold do setor de Faturamento, "esta é uma grande oportunidade que a empresa dá aos colaboradores cuidarem melhor da sua saúde e consequentemente, ter mais qualidade de vida. Me sinto agradecida por poder participar deste projeto" destaca Greicemar. 

Os colaboradores também foram convidados a confeccionar cartazes para expor em seus setores sobre o tema saúde, segurança e ergonomia. Outra atividade que marcou esta edição foi o Dia do Desafio, movimento promovido pelo SESC, onde todos os setores realizaram atividades aeróbicas e lúdicas.

Os trabalhos serão estendidos ao longo do mês de junho e julho, onde será dado continuidade a alguns procedimentos como o preventivo de colo de útero e mamografia, treinamentos de saúde, segurança e meio ambiente. Na Cavaletti esta postura deve ser mantida ao longo do ano mostrando que a melhora da qualidade de vida acontece através da prevenção e promoção da saúde de forma contínua.